Seguidores

domingo, 29 de maio de 2011

O que é e como ocorre a CIANOSE


CIANOSE

Sinônimos e nomes populares:

Doença azul; doença do sangue azul.

O QUE É?

É uma coloração azulada da pele ou das mucosas.

COMO SE DESENVOLVE?

O sangue que circula no nosso corpo está sob duas formas, o venoso e o arterial.
O primeiro tem uma cor mais escura, é o que corre pelas veias até o pulmão. No pulmão a hemoglobina do sangue perde o gás carbônico e recebe oxigênio. Com essa troca ele se transforma de sangue venoso em sangue arterial, que é um sangue de cor mais viva, rutilante e que tem a função de levar oxigênio dos pulmões para todo o corpo.
Em média o sangue de uma pessoa normal, adulta, contém de 12,5 até 15 gramas de hemoglobina. Quando 5 gramas ou mais da hemoglobina do sangue arterial estão sem oxigênio, costuma surgir na pele ou nas mucosas uma cor azulada, denominada de cianose. Existem três tipos de cianose, a central, a periférica e a diferencial.
A cianose central acontece quando o sangue que vem dos pulmões para a periferia do corpo já chega com pouco oxigênio, o que ocorre em algumas doenças do pulmão ou do coração. A cianose periférica geralmente é provocada quando o coração não tem a capacidade de enviar uma quantidade adequada de sangue para a periferia ou é causada por uma lentificação local da circulação.
Ela aparece quando a circulação do sangue nas veias periféricas, por exemplo, nas veias das mãos ou do rosto, se torna muito lenta. O oxigênio que o sangue contém é transferido para as células e o sangue se torna pobre em oxigênio, azulado e com isso - onde a pele for mais delgada, nas mucosas ou nos lábios, por exemplo - aparece uma cor azulada.

A cianose periférica em 50% dos casos desaparece colocando a parte cianótica em água morna.

A diferencial é a cianose que aparece em alguma parte do corpo, ou só nas pernas, ou só nos braços e geralmente é indicativa de doença congênita do coração.

COMO SE FAZ O DIAGNÓSTICO?

O diagnóstico de cianose e da causa dela deve ser feito pelo médico ao observar o paciente. O diagnóstico pode ser confirmado pelo exame de sangue medindo o teor de oxigênio e de hemoglobina.

QUAIS SÃO AS CAUSAS?
Existem diversas causas para cianose que vão desde a falta de oxigênio no ar inspirado até a incapacidade da hemoglobina fixar o oxigênio. Por exemplo, nas intoxicações por sulfas ou outros medicamentos pode surgir a cor azulada da pele.

As causas mais frequentes de cianose são: 


Doenças cardíacas

Doenças pulmonares

Doenças circulatórias
Doenças circulatórias
Intoxicações
Falta de oxigênio no ar inspirado

Exemplo de baixos teores de oxigênio no ar inspirado é a cianose que surge nas alturas. Aos 5400 metros de altura a oferta de oxigênio para o sangue é somente a metade da que é oferecida ao nível do mar. Portanto, quanto mais no alto estivermos, menor a saturação da hemoglobina e quanto mais nos aproximarmos do nível do mar, maior será a oferta de oxigênio. Essa é a razão pela qual os alpinistas de grandes alturas só conseguem fazer esforço recebendo um suplemento de oxigênio.
Existem mecanismos naturais pelos quais o organismo tenta compensar a falta de oxigênio do ar ambiente. O primeiro é a hiperventilação quando as pessoas respiram mais vezes por minuto e mais profundamente.
No segundo, o organismo começa a produzir mais glóbulos vermelhos, onde está a hemoglobina, e assim permite transportar mais oxigênio para todas as células do corpo. É por esse motivo que as pessoas que vivem em grandes altitudes, como nas cidades de La Paz ou do México, têm normalmente taxas de hemoglobina bem maiores no sangue circulante. 

RECEBI ESTE TEXT0 DA AMIGA ANA LÚCIA – TURMA DO PINCEL.

NO MEU CASO A CIANOSE OCORREU POR CAUSA DE UMA DOENÇA OU FENOMENO CHAMADA RAYNAUD - ATACA O SISTEMA VASCULAR OU O NERVO SIMPÁTICO (O SISTEMA NERVOSO) - COMO MEUS EXAMES VASCULARES NÃO DEU NENHUM PROBLEMA, GRAÇAS A DEUS. SOBROU O SISTEMA NERVOSO - RAYNAUD É UMA DOENÇA QUE ATACA PRINCIPALMENTE AS MULHERES NA FAIXA ETÁRIA DE 17 A 50 ANOS, E O STRESS É UM FORTE INIMIGO PARA O SURGIMENTO DESTA DOENÇA.

Nenhum comentário: